Cão sozinho em casa e se comportando
Seu cão vai ficar sozinho e ele precisa saber disso!
14 de março de 2019
A maneira ideal de alimentar seu cão! – Parte 2
21 de março de 2019

A maneira ideal de alimentar seu cão! – Parte 1

cão com rotina alimentar ideal e comportamento canino

Primeira coisa e MAIS IMPORTANTE para se saber é: oferecer uma boa rotina alimentar para seu animal fará TODA a diferença no comportamento e saúde dele.

Cuidar da alimentação do seu amigão fará toda diferença na qualidade de vida, comportamento, bem-estar e consequentemente na saúde dos peludos. Nesse primeiro post vamos falar de alguns princípios importantes.

 

cão aguardando alimentação e comportamento canino ideal

Nada de alimentação à vontade!

A comida é um dos principais recursos da maioria dos seres vivos assim a hora da alimentação deve ser algo importante no dia do seu pet. Pense em você, o que aconteceria se suas refeições ficassem lá em cima da mesa o dia todo? Por mais que você goste daquele prato ele não despertaria tanto interesse em você após alguns dias não é verdade!

E aquela ração “TOP, SUPER PREMIUM, CARÍSSIMA!” que você comprou para dar o melhor para seu peludo? Enquanto ela passa o dia exposta no pote, irá perder valor nutricional além de abrir margem para grandes prejuízos, já que pode atrair outros animais para o ambiente, acarretando numa imensidade de outros problemas.

Um dos primeiros sintomas de quando seu peludo está doente é a falta de apetite, se você tem uma boa rotina irá logo perceber qualquer alteração no apetite de seu cão.

cão comendo demais e sem parar

A maioria dos cães podem parecer sempre estar com fome e comem como desesperados

Isso acontece pela própria natureza dos nossos cachorros, afinal cães são caçadores oportunistas e, naturalmente, é esperado que não deixem escapar a oportunidade de garantir sua sobrevivência a menos que estejam EXTREMAMENTE(assim em caixa alta mesmo) saciados, o apetite nesse caso não está no estômago, está na “cabeça”! Nos treinadores chamamos isso de food drive.

Se o seu cão come parecendo que vai furar o pote, eu tenho 2 boas notícias para você:

1 – É normal.

2 – Já está mais que na hora de jogar o pote de comida fora. (Não entendeu? No próximo artigo eu explico melhor)

cão doente e com falta de apetite

Tudo em excesso é veneno!

Siga as orientações do seu médico veterinário quanto às quantidades, petiscos e variedades do cardápio do seu peludo. No caso das rações, se atentar à quantidade das porções diárias de acordo com peso do seu cão é uma forma de estabelecer uma rotina alimentar ideal.

Petiscos e guloseimas também devem ser usados com cuidado, até mesmo os naturais, com baixo níveis de sódio ou até aqueles que prometem “milagres”. Lembre-se da sua mãe lhe dizendo que “tudo em excesso é veneno!”. Eu lembro como se fosse hoje, de minha mãe falando isso, eu não obedecendo e tendo que ouvir novamente, quando o exagero tinha o resultado que ela havia alertado! Portanto fica o reforço, tudo em excesso É VENENO!

Ficou com dúvida ou quer saber mais?

Comenta sua pergunta aqui embaixo e fica de olho, pois no próximo artigo vou te falar mais sobre como a alimentação pode te ajudar na educação dos peludos, na prevenção e até na solução de problemas de comportamentos, além de ajudar a salvar seus móveis de boquinhas nervosas. Até a próxima!

 


Sobre a Clicker Club – Adestramento Positivo

Temos mais de 10 anos de experiência atuando exclusivamente no atendimento comportamental de cães e gatos. Nosso trabalho possui bases sólidas na ciência da análise comportamental e seus resultados, com foco na Metodologia do Adestramento Positivo. No método de Clicker Training, que consiste em direcionarmos o cão para os comportamentos desejados e o reforçarmos positivamente, conseguimos mostrar para o animal quais comportamentos são desejados e serão recompensados e quais comportamentos não nos interessam.

José Victor
José Victor
Comprometido em ser um profissional sempre atualizado, priorizo a busca por conhecimento. A metodologia do adestramento positivo trouxe para o meu trabalho as técnicas e conceitos mais eficazes na educação de animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clicker Club
Enviar via WhatsApp