A maneira ideal de alimentar seu cão! – Parte 2
21 de março de 2019
Como educar seu pet da maneira ideal
9 de abril de 2019

Existe uma idade ideal para treinar meu cão?

Você com certeza já deve ter feito essa pergunta para si mesmo: Qual a idade ideal para iniciar o treino/educação dos nossos cães?

E já temos uma resposta pronta e direto ao ponto….AGORA MESMO!

É fato científico que cães estão constantemente aprendendo algo, desde o momento do nascimento até o último instante de suas vidas, e a melhor idade para iniciar a educação do seu filhote é a partir dos 60 dias ou a partir do momento que ele chegue para você e sua família. Esses 60 dias são relevantemente importantes e quando conseguimos iniciar todo o processo nesse ponto iniciamos no melhor dos mundos. Quer saber porquê? Vou te falar.


idade treinamento e adestramento de filhotes e comportamento canino ideal

Até os 60 dias é ideal que o filhote fique com a ninhada, é nesse período que ele vai aprender a ser um cachorro com etiqueta, vai aprender a se comunicar com outros iguais a ele e tudo mais que precisa saber para ser um cachorro socialmente saudável.

Quando o cão chega aos seus 60 dias ele está na idade ideal para iniciar sua vida fora da ninhada, e daí até mais ou menos os 90 dias ele estará num período que pode ser chamada de primeiro período de socialização ou primeira janela de aprendizagem, apesar de eu achar termos meio que restritos, pois o filhote estará aberto não só a receber instruções (o que na maioria dos casos eles estão abertos quase que por toda vida, se feito de maneira correta e gentil) ou a conhecer outros seres vivos, mas para absorver quase qualquer coisa que queremos lhe apresentar.

Nessa fase o jovem cãozinho não tem receio de nada ou quase nada pois não tem grandes impressões do mundo é “uma tela em branco” onde com gentileza e de forma gradativa podemos apresentar-lhe o mundo, educá-lo e prepará-lo para uma longa vida social e com todos os desafios que virão.

Mas isso não quer dizer que seu cão NÃO aprenda após esse período, longe disso. De verdade. Eles estão aprendendo o tempo todo, a diferença é que após esse período seu cão pode já ter impressões sólidas, o que deve mudar todo o conceito do processo de educação.

Qual a diferença na prática?

Quando atendemos tutores com filhotes eles tem diversas prioridades, mas 99% das famílias estão desesperadas quanto a educação sanitária, brincadeiras de morder, destruição, choros e latidos.

São demandas naturais e geralmente são as primeiras questões que abordamos no planejamento de aulas do aluno mas se seu filhote de 50 dias ainda não está comendo a casa nada melhor que já iniciar com as informações, orientações e manejos adequados para prevenir que muitas questões se desenrolem pois acredite, logo ele dormirá menos e ficará mais ativo.

Mas tem outros pontos importantíssimos, lembra que eu falei que o filhotinho é um tela em branco? É aqui onde isso faz toda diferença, pois se seu cão não tem impressões sobre os processos abaixo são viáveis e facilitados podendo garantir até 100% dos objetivos idealizados.

É nesse momento que um bom adestrador vai se preocupar também com processos como socialização, habituação e ambientação. Uma tríade indispensável (muito mais que a obediência inclusive) para quem quer ter aquele companheiro dos sonhos um cão bem socializado que irá acompanhar em passeios, trilhas, praia, campo, viagens e onde mais você planejou que ele estivesse.

Socialização

idade treinamento e adestramento de filhotes e comportamento canino idea
Preparar o animal para a interação e convívio passivo ou ativo com os diversos seres vivos que farão parte da sua rotina. Apresentar de maneira orientada realizando associações positivas para o filhote seus amigos e abusar da diversidade seja no biotipo dos humanos, idades e até nos estilões;

Muitos cães ficam privados de socialização pela questão das vacinas e meio que viram um Jimy bolha, o que gera no mínimo dificuldades quando chega a hora de interagir com outros animais. Alguns veterinários defendem a socialização em ambientes limpos e com cães saudáveis antes do fim do ciclo de vacinas que é o ideal. Mas se você não se sente seguro é possível fazer o que chamamos de socialização passiva, sem que seja necessário o cão entrar em contato direto com ambiente ou com outros animais.

ambientacao-filhote-cão-idade-ideal

Quem não lembra do Jimmy Bolha?


Mesmo que nesses casos o animal na maioria das vezes não saia do colo já possível fazer uma associação positiva a presença de outros seres. E lógico que se seu cão não vai sair de São Paulo não precisamos lhe apresentar uma vaca ou porco mas se pretende viajar para o campo com frequência será preciso, isso será uma particularidade de cada atendimento e ai está outra diferença de um bom suporte na educação dos nossos pets avaliar até onde vai a necessidade de cada um para não perder tempo com coisas que não vão acontecer.

Habituação

idade treinamento e adestramento de filhotes e comportamento canino idea
Preparar, apresentar e habituar o animal aos manuseios, manejos, equipamentos e procedimentos que possam fazer parte da sua vida. Já pensou que nenhum cão nasce com equipamento de passeio no corpo, ou feito para tomar banho semanalmente e ser escovado com um secador super barulhento? E tomar remédios, cortar unhas, usar roupinhas?

Entre as mais diversas necessidades que podem acontecer. Os cães não nascem prontos para essas rotinas e se engana quem acha que a coisa é simples como colocar a coleira e deixar lá até que o cao se acostume ou que segurar para dar remédio e banho é o caminho. Na verdade esses são os caminhos mais práticos de desenvolver grandes problemas de reatividade, agressividade e medo pois a cada tentativa turbulenta de manuseio o cão irá antecipar cada vez mais e com tanto desconforto as opções que sobram são fugir ou se defender.

Como toda questão tem suas particularidades a habituação não é diferente, é bem mais tranquilo acostumar um golden, labrador ou pastor alemão a usar um equipamento como um peitoral do que um shiba, whipped ou chiuaua que são cães bem mais sensíveis. Alguns cães já estarão usando um equipamento ou aceitando bem o secador depois de uma ou duas aulas outros precisaram de mais, porém todos merecem passar por uma apresentação gentil e respeitosa independente de quanto tempo possa levar.

Ambientação

idade treinamento e adestramento de filhotes e comportamento canino idea

Nada mais é do que presentar e acostumar o cão a estímulos do ambiente. É muito comum nossos adestradores realizarem atendimento em plena Av. Paulista ou até no centro Bairro da republica, Santa Cecilia. Lugares com o ambiente denso em estímulos. E quem mora do lado de um grande estádio com todos aqueles fogos e até mesmo as tempestades de verão. São locais cheios de estímulos sonoros, visuais e sensoriais completamente urbano e atípico para qualquer animal. Dai mais uma vez a importância de preparar nossos animais.

O caso mais relevante que lembro foi o do Yoda um SRD que infelizmente não teve uma boa ambientação e passou meses num processo de dessensibilização e contra condicionamento pois morava no cruzamento da Av. Paulista com a Brigadeiro Luiz Antonio e entrava em choque assim que chegava na calçada. Foi um processo longo mas que por fim deu muito certo, mas que certamente se feito quando filhote la na janela entre os 60 e 90 dias teria sido imensamente mais rápido e fácil para todos.

Fica novamente o alerta, não é levar seu cão para a porta do metrô as 18hs de uma segunda-feira que o fará sociável. Nenhuma exposição excessiva e sem controle adequado te trará um cão bem preparado para as variáveis da vida na sociedade atual e meios urbanos. São processos delicados sim pois só se tem uma oportunidade de os vaze-los mas que são imensamente mais fáceis e práticos a grande questão é tempo.

A cada dia que se passar, teremos menos tempo e o quanto antes você iniciar com as orientações corretas, mais chances de sucesso teremos. Nesse período os adestradores da Clicker Club podem te indicar um volume maior de aulas nesse período com mais visitas na semana caso você não tenha tempo de aplicar todos os exercícios que são passados para aproveitar ao máximo esse curto período da vida do seu peludo.

Esperamos ter te ajudado, comente aqui em baixo e deixe suas dúvidas. Vamos conversar!

Clicker Club criando laços, reforçando relacionamentos.

Temos mais de 10 anos de experiência atuando exclusivamente no atendimento comportamental de cães e gatos. Nosso trabalho possui bases sólidas na ciência da análise comportamental e seus resultados, com foco na Metodologia do Adestramento Positivo. No método de Clicker Training, que consiste em direcionarmos o cão para os comportamentos desejados e o reforçarmos positivamente, conseguimos mostrar para o animal quais comportamentos são desejados e serão recompensados e quais comportamentos não nos interessam.

José Victor
José Victor
Comprometido em ser um profissional sempre atualizado, priorizo a busca por conhecimento. A metodologia do adestramento positivo trouxe para o meu trabalho as técnicas e conceitos mais eficazes na educação de animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clicker Club
Enviar via WhatsApp