cão com rotina alimentar ideal e comportamento canino
A maneira ideal de alimentar seu cão! – Parte 1
18 de março de 2019
4 maneiras de evitar que seu gato seja um “fujão”
28 de março de 2019

A maneira ideal de alimentar seu cão! – Parte 2

No texto anterior vimos alguns princípios que ajudam a entender a relação dos cães com a comida e hoje falaremos um pouco do manejo prático e como a alimentação pode te ajudar a construir uma boa relação com seu animal.

A relação dos cães com os humanos na maior parte foi estabelecida de maneira colaborativa. Os cães de aldeias antigas garantiam que pragas e predadores ficassem longe eliminando restos de comida e afugentando intrusos. Outros cães ajudaram de maneira ativa em atividades como caça, pesca, agricultura e até em batalhas ou na produção de alguns produtos.

Ao longo do tempo, essa relação foi ficando cada vez mais estreita e hoje a maior parte dos cães não tem mais essas funções, o que é bom, mas o que motiva seu cão hoje?

cão forragenado pela falta de alimentação e comportamento canino ideal

Cães ainda hoje são por muitas vezes motivados pela comida, e vimos que esse apetite pode ir além da fome. Sabia que um cão pode passar 40% da sua vida forrageando?

Forragear é a busca e a exploração do ambiente em busca de recursos alimentares isso é mais que uma habilidade é uma necessidade dos cães.

Se o seu cão não encontra uma atividade interessante na alimentação, é provável que ele apresente problemas de destruição ou outros hábitos indesejados que podem ser sintomas de stress e baixo nível de bem-estar como: se lamber em excesso, roubar coisas, perseguir o próprio rabo, entre outros comportamentos inusitados. Mas o que fazer com essa informação? Devo fazer meu cachorrinho trabalhar? Como meu cachorro vai caçar dentro do apartamento?

Mais ou menos isso sim! E aqui vão algumas dicas práticas do que fazer com a comida de seu amado doguinho.

1 – Pesquise sobre Enriquecimento Ambiental para cães e brinquedos interativos.

O objetivo dessas atividades é criar desafios cognitivos e proporcionar um momento onde seu peludo irá explorar comportamentos naturais como o faro e a capacidade de resolver problemas. A diferença está na resposta de bem-estar que essas atividades proporcionam, animais que possuem enriquecimento ambiental canalizam sua energia, vontade de explorar e caçar ajudando a suprir a NECESSIDADES BÁSICAS da espécie. A estimulação cognitiva irá manter o organismo mentalmente saudável e interessado, pense o quão chato é o dia do seu amigão com poucas atividades principalmente quando ele está sozinho.

2 – Atividades de enriquecimento ambiental podem ser grandes aliadas na prevenção e tratamento da síndrome de ansiedade por separação. Mas como?

Pense bem, ao introduzir um novo brinquedo interativo como uma bola que o cão precisa brincar para ter acesso a comida, inicialmente você deve supervisionar para ter certeza que o doguinho sabe administrar e que não oferece risco a integridade dele. (Lembre-se não é porque o brinquedo é desenvolvido para cães que podemos fechar os olhos, cada animal pode responder de uma maneira e alguns podem não se adaptar com aquela atividade, cabe a nós encontrarmos o que é melhor para nosso peludo). Após acompanhar algumas interações e constatar que além do seu cão gostar é uma boa atividade para ele, você pode começar a ofertar o acesso ao brinquedo apenas na sua ausência, retirando sempre que você voltar.

Assim você começa a criar uma ideia de que quando você sai não é tão ruim, já que ele irá brincar; e que quando você retorna não é tão bom, já que ele perde o acesso a brincadeira. Criando dessa forma, uma associação positiva com o fato de estar sozinho.

3 – Utilize a hora de alimentação para treinar novos comportamentos para seu cão, essa rotina de treinos irá fazer bem em vários aspectos.

• Irá melhorar a comunicação entre você e seu cão.
• O aumento do repertório de comportamentos melhora a consciência corporal dos peludos além de permitir uma interação rica com a sociedade.
• Será um tempo de qualidade e uma atividade cognitiva valiosa que estará entregando para seu melhor amigo.
• Ensine comportamentos funcionais para seu peludo com a própria refeição, como esperar com calma a chegada de visitas.
• Irá proporcionar qualidade de vida e bem-estar a curto e longo prazo.
• Controle do peso, se seu cão se mantiver interessado na dieta ideal para ele dificilmente teremos que optar por palatabilizantes ou outros artifícios para fazê-lo comer.

cão aguardando alimentação e comportamento canino ideal

Entendeu agora porque é hora de se livrar do potinho de ração. À vontade mesmo, somente a água!

Quer saber mais sobre enriquecimento ambiental e como utilizar a alimentação para construir, melhorar e solucionar problemas de comportamentos. Deixe seu comentário, vamos conversar!

 


Sobre a Clicker Club – Adestramento Positivo

Temos mais de 10 anos de experiência atuando exclusivamente no atendimento comportamental de cães e gatos. Nosso trabalho possui bases sólidas na ciência da análise comportamental e seus resultados, com foco na Metodologia do Adestramento Positivo. No método de Clicker Training, que consiste em direcionarmos o cão para os comportamentos desejados e o reforçarmos positivamente, conseguimos mostrar para o animal quais comportamentos são desejados e serão recompensados e quais comportamentos não nos interessam.

Victor Vieira
Victor Vieira
Comprometido em ser um profissional sempre atualizado, priorizo a busca por conhecimento. A metodologia do adestramento positivo trouxe para o meu trabalho as técnicas e conceitos mais eficazes na educação de animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Enviar via WhatsApp