treinadores de cães e gatos com clicker em são paulo - adestramento positivo e comportamento canino
Conheça a Metodologia do Adestramento Positivo
7 de fevereiro de 2018
cão com rotina alimentar ideal e comportamento canino
A maneira ideal de alimentar seu cão! – Parte 1
18 de março de 2019

Seu cão vai ficar sozinho e ele precisa saber disso!

Cão sozinho em casa e se comportando

Quando pensamos em ter um cachorro é preciso avaliar várias questões. Algumas das mais importantes são a rotina da família, quanto tempo o animal irá precisar ficar sozinho e quanto tempo de qualidade você poderá oferecer.

A questão tempo, por muitas vezes, pode ser mais determinante para um bom relacionamento com seu pet do que ter muito espaço.

O processo de ter um cão na vida cotidiana envolverá várias questões desde a habituação a situação do estar só quanto a socialização e ambientação do animal para que quando necessário ele possa frequentar creches e hotéis. Mesmo em lares onde os tutores têm seus horários mais flexíveis fatalmente em algum momento os animais irão ficar sozinhos seja pelo trabalho ou compromissos corriqueiros do cotidiano. E seu cão precisa estar pronto para esse momento e em alguns casos pode não ser nada fácil mas vamos tentar te ajudar com algumas orientações mais comuns nos atendimentos.

Espaço e manejo de ambiente

É importante que o espaço esteja preparado oferecendo segurança para o animal e que seja interessante para ele ficar lá. O espaço deve ser adequado e o manejo do ambiente é imprescindível para prevenir problemas.

Preparar o espaço eliminando rotas de fugas e retirando objetos e estruturas que possam causar acidentes é o primeiro passo. Deixar que seu cão tenha acesso a lixo, sapatos ou que consiga escalar por móveis que não deveriam ser escalados como cadeiras que estão próximas a janelas pode ser um erro fatal.

Naturalmente o cão irá ter interesse no lixo se tiver a oportunidade e isso nem é um problema de comportamento, na verdade é mais que esperado que o faça e nesse momento facilmente ele pode ingerir algo que não deveria podendo causar danos irreversíveis. O mesmo interesse natural pode acontecer pelos seus sapatos, livros e aparelhos eletrônicos, entre qualquer outro objeto que possa ser mastigado e destruído.

Isso não quer dizer que vocÊ passará o resto da sua vida escondendo suas coisas mas lembre-se, com a chegada de um cão seja de qual for a idade nasce uma nova família e consequentemente novos hábitos e rotinas iram ser necessários. Outro passo importante sobre o cantinho do seu cão é que deve ensiná-lo a gostar desse ambiente. Um erro comum é que o lugar onde os cães mais deveriam gostar viram lugares de restrição, não de espaço mas de diversão e convívio.

Se você quer que seu cão goste do quintal ou de um quarto da casa passe momentos de qualidade com ele nesses ambiente, brinque, treine, ofereça enriquecimento ambiental, reforce ele quando for sozinho até o local mesmo que você esteja em casa, além de garantir um local confortável e arejado.

Rotinas básicas

Antes de esperar que seu cão se comporte bem sozinho as rotinas básicas dele precisam estar em dia.

Atividades físicas para o gastar energia, sessões de treinos, enriquecimento ambiental, brinquedos de roer e destruir para estimulação mental e rotinas sociais são são rotinas básicas tão importante quanto boa alimentação e cuidados veterinários. Manter as rotinas do seu animal é fator primordial para um bom comportamento não apenas em ficar sozinho mas na qualidade de vida e bem-estar de qualquer animal.

Cada cão como indivíduo irá apresentar mais ou menos necessidade e pré-disposição de determinada atividade.

ex.: Um Golden, é esperado que precisa de bastante convívio com pessoas e outros animais (Atv. social). Um regular e consistente enriquecimento ambiental, para mantê-lo ocupado e canalizar o poder destrutivo unidos a treinos (Atv mental). E por fim passeios, brincadeiras de bolinha e cabo-de-guerra para gastar toda energia (Atv Fisica).

Um border collie pode precisar de tudo isso duas vezes no dia da mesma maneira que um pug pode ter essas atividades intercaladas entre os seus dias e ser suficiente para ele. Planejar bem seu cãozinho irá aumentar as chances de tudo dar certo.

Independência e hipervínculo

Mimar seu cão com certeza não é o problema, dormir na cama, no quarto, ganhar beijo também não. O problema são os excessos!

Muitas pessoas não permitem que os cães (principalmente os filhotes) relaxem quando estão por perto, estão sempre chamando para fazer carícias e dar colo. O problema é que vamos mostrando ao cão que ele precisa estar sempre colado em nós e que tudo só é bom ou é melhor quando estão juntos a nós. Daí o que acontece quando ele só? Simplesmente não tem nada de bom porque ele está sozinho.

Deixar que o cão relaxe no espaço dele, ofereça atividades com brinquedos interativos e o deixe sozinho curtindo o brinquedo mesmo que você esteja em casa. Mostrar aos peludos que eles podem ficar bem sozinhos pode não ser uma tarefa fácil, alguns indivíduos irão administrar bem e outros precisaram de mais tempo e paciência. O importante é não desistir e lembre-se, a chegada de um cão faz nascer uma nova família com novas necessidades e dinâmicas mas também com novas alegrias e risadas.

Com calma e dedicação a nova rotina entra nos eixos e antes que você perceba as novas engrenagens estão funcionando perfeitamente.

Se você quer mais informações ou ainda ficou com dúvidas, clique aqui

 


Sobre a Clicker Club – Adestramento Positivo

Temos mais de 10 anos de experiência atuando exclusivamente no atendimento comportamental de cães e gatos. Nosso trabalho possui bases sólidas na ciência da análise comportamental e seus resultados, com foco na Metodologia do Adestramento Positivo. No método de Clicker Training, que consiste em direcionarmos o cão para os comportamentos desejados e o reforçarmos positivamente, conseguimos mostrar para o animal quais comportamentos são desejados e serão recompensados e quais comportamentos não nos interessam.

José Victor
José Victor
Comprometido em ser um profissional sempre atualizado, priorizo a busca por conhecimento. A metodologia do adestramento positivo trouxe para o meu trabalho as técnicas e conceitos mais eficazes na educação de animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Enviar via WhatsApp