A comida é um dos principais recursos da maioria dos seres vivos assim a hora da alimentação deve ser algo importante no dia do seu pet. Pense em você, o que aconteceria se suas refeições ficassem lá em cima da mesa o dia todo? Por mais que você goste daquele prato ele não despertaria tanto interesse em você após alguns dias não é verdade!
E aquela ração “TOP, SUPER PREMIUM, CARÍSSIMA!” que você comprou para dar o melhor para seu peludo? Enquanto ela passa o dia exposta no pote, irá perder valor nutricional além de abrir margem para grandes prejuízos, já que pode atrair outros animais para o ambiente, acarretando numa imensidade de outros problemas.
Um dos primeiros sintomas de quando seu peludo está doente é a falta de apetite, se você tem uma boa rotina irá logo perceber qualquer alteração no apetite de seu cão.
Isso acontece pela própria natureza dos nossos cachorros, afinal cães são caçadores oportunistas e, naturalmente, é esperado que não deixem escapar a oportunidade de garantir sua sobrevivência a menos que estejam EXTREMAMENTE(assim em caixa alta mesmo) saciados, o apetite nesse caso não está no estômago, está na “cabeça”! Nos treinadores chamamos isso de food drive.
Se o seu cão come parecendo que vai furar o pote, eu tenho 2 boas notícias para você:
1 – É normal.
2 – Já está mais que na hora de jogar o pote de comida fora. (Não entendeu? No próximo artigo eu explico melhor)
Siga as orientações do seu médico veterinário quanto às quantidades, petiscos e variedades do cardápio do seu peludo. No caso das rações, se atentar à quantidade das porções diárias de acordo com peso do seu cão é uma forma de estabelecer uma rotina alimentar ideal.
Petiscos e guloseimas também devem ser usados com cuidado, até mesmo os naturais, com baixo níveis de sódio ou até aqueles que prometem “milagres”. Lembre-se da sua mãe lhe dizendo que “tudo em excesso é veneno!”. Eu lembro como se fosse hoje, de minha mãe falando isso, eu não obedecendo e tendo que ouvir novamente, quando o exagero tinha o resultado que ela havia alertado! Portanto fica o reforço, tudo em excesso É VENENO!
Temos mais de 10 anos de experiência atuando exclusivamente no atendimento comportamental de cães e gatos. Nosso trabalho possui bases sólidas na ciência da análise comportamental e seus resultados, com foco na Metodologia do Adestramento Positivo. No método de Clicker Training, que consiste em direcionarmos o cão para os comportamentos desejados e o reforçarmos positivamente, conseguimos mostrar para o animal quais comportamentos são desejados e serão recompensados e quais comportamentos não nos interessam.