Você já se perguntou “qual é a melhor idade para começar a adestrar seu cachorro?” A resposta pode surpreender: a qualquer momento!
Entretanto, cada fase da vida canina tem suas vantagens e desafios únicos quando se trata de aprendizado.
Filhotes:
Imagine aproveitar a fase de ouro do aprendizado do seu filhote. Nessa fase, que começa por volta das 7 a 8 semanas, os cães são verdadeiras esponjas, ávidos por aprender e na melhor fase para serem preparados para o futuro.
Introduza treinos como de habituação (manipulação corporal, uso de equipamentos e banho), ambientação (apresente de maneira gradativa estímulos externos como as ruas da vizinhança, barulhos de motores e cães latindo), socialize (seu cão ainda não andar no chão fora de casa, mas apresente pessoas das mais diversas e outros animais mesmo que de longe) e lógico que temos outras demandas bem básicas de filhote para orientar como: brincadeira de mordidas, destruição, xixi e cocô, ficar em casa sozinho, etc.
É uma fase repleta de descobertas e dessafios não só para os filhotes. Com orientação você poderá tirar o melhor desse momento.
Usando o adestramento com reforço positivo você irá fazer boas associações e assim criar boas memórias e uma base sólida para um futuro harmonioso.
Não deixe essa janela de oportunidade passar!
Adolescentes:
A adolescência canina, dos 6 meses até cerca de 2 anos, pode ser desafiadora, mas também é uma fase de grande potencial.
Imagine transformar a rebeldia natural dessa idade em obediência e companheirismo.
É o momento de reforçar os bons hábitos, pegar forte na rotina de treinos de base (fica, vem e andar sem puxar) e evoluir conceitos como: auto-controle e relaxamento.
É uma fase poderosa , mas com paciência, consistência e uma boa dose de reforço positivo, você pode navegar pelos altos e baixos e no final ter um adulto pronto pra te acompanhar por muitos anos!
Adultos e Idosos:
Talvez você pense que é tarde demais para adestrar um cão adulto ou idoso, mas a realidade é surpreendente.
Mesmo com o cérebro em um ritmo de aprendizado diferente, os cães mais velhos podem aprender e mudar de comportamento.
Adestrar cães nessa fase ajuda a manter cérebro e corpo ativos, desacelerar o declínio cognitivo e físico.
As práticas nessa fase vão desde de pontos específicos de cada indivíduo, ajustes nas rotinas de atividades, manejos adaptados e até o fortalecimento físico.
Lembre-se: um cachorro bem treinado é um cachorro mais feliz e equilibrado. E quem não quer isso para seu melhor amigo?
Conclusão:
Adestrar um cão em qualquer fase da vida envolve compreender as peculiaridades cognitivas e físicas de cada etapa.
Desde a plasticidade acelerada dos filhotes até a adaptação cognitiva dos cães mais velhos, um adestramento bem-sucedido deve sempre considerar o que vai gerar bem-estar para aquele indivíduo independentemente da idade. O uso de paciência, carinho e reforço positivo continua sendo a fórmula mais eficaz para um companheiro responsivo e feliz.
Está pronto para começar essa jornada com seu cachorro? Lembre-se, um cão bem treinado não é apenas obediente, mas também mais seguro e feliz. 🐾