Sphynx: Conheça mais sobre essa raça exótica!
16 de abril de 2019
O que fazer para meu cão me obedecer?
11 de junho de 2019

Porque gatos adoram “amassar pãzinho”

Quem tem um gatinho em casa com toda certeza já presenciou ou até mesmo foi alvo desse comportamento tão curioso que é popularmente chamado de “amassar pãozinho”

Porque gatos adoram amassar pãozinho
Quem tem gato em casa sabe que é muito comum eles apresentarem esse comportamento em cobertores, caminhas ou até no colo do tutor. Mas porque eles fazem isso?

Existem 3 motivos principais, que em nossa opinião andam juntos:

Herança de filhote

O movimento de “amassar pãozinho” é exatamente igual ao movimento que os filhotes fazem enquanto mamam. Alguns chegam até a “mamar” sugando determinados tipos de tecidos.

Quando os filhotes fazem isso enquanto mamam, estimulam a região e a produção de mais leite e com isso gerando saciedade e conforto ao filhote. Essa é a herança (lembrança) que os gatos trazem para a vida adulta, e é um movimento que está ligado a conforto, prazer e segurança.

Demarcação

Outro motivo que os gatos fazem esse movimento seria para demarcar o local com seu odor, pois ao fazer o movimento de amassar pãozinho, glândulas em suas patas são ativadas, secretando hormônios no local e deixando a “marca” do gato ali.

Cama Fofa

Além claro de deixar o local mais aconchegante e confortável para deitar e passar horas relaxando como todo gato adora fazer.

Porque gatos adoram amassar pãozinho

A conclusão final é que em 99% das vezes, o gato que amassa pãozinho por aí, está feliz. Porém é um comportamento que também pode aparecer em momentos de stress como uma tentativa de se acalmar, portanto vale muito prestar atenção no contexto em que esse comportamento aparece.

Em breve mais curiosidades sobre nossos amados gatos…

Clicker Club, construindo laços e reforçando relacionamentos.

Queremos saber sua opinião. Vamos conversar? Comenta aqui em baixo e vamos nos conhecer melhor. Clicker club Criando laços e construindo relacionamentos.

 

Luciano Gasparro
Luciano Gasparro
Natural de SP, minha paixão por animais me levou a uma especialização em comportamento animal. Tenho orgulho em afirmar que fui um dos primeiros profissionais a trabalhar com adestramento positivo e a metodologia de clicker training na cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Enviar via WhatsApp