De onde vieram os gatos?
11 de abril de 2019
Porque gatos adoram “amassar pãzinho”
6 de junho de 2019

Sphynx: Conheça mais sobre essa raça exótica!

Sphynx é uma raça única, são os primeiros gatos sem pelagem a ser reconhecido. Sua aparência exótica atrai milhares de pessoas, mas também causam estranheza em muitos. Hoje vamos conhecer algumas características desses gatos tão diferentes.

raça sphynx gato sem pêlos e carinhoso felino ideal

ORIGEM

Por volta de 1966 em Toronto, no Canadá, uma gata pariu uma ninhada com filhotes totalmente sem pelos. Na ninhada seguinte ocorreu a mesma coisa. O que inicialmente se imaginou ser uma doença foi descoberto ser um gene recessivo chamo de alopecia hereditária.

Levou algum tempo para que a raça se estabelecesse, as primeiras ninhadas eram fracas e poucos sobreviviam, mas com passar do tempo os exemplares foram ganhando vigor físico e uma boa saúde só aí o Sphynx começou a se espalhar pelo continente até que em 1998 foi reconhecido como uma raça.

PORTE E PESO

São gatos medianos e com uma boa musculatura, que podem pesar de 3,5kg até 6kg

TEMPERAMENTO

Por traz dessa aparência exótica está um gato muito afetuoso e ligado aos tutores, do tipo que segue as pessoas pela casa. Para os gatos da raça Sphynx, é muito comum receberem seus tutores com carinho e brincadeiras, são muito inteligentes e adoram uma boa sessão de brincadeira, além disso são facilmente socializados com outros animais e crianças.

Cheios de energia adoram correr,saltar e escalar….Mas sua habilidade nesse último quesito pode ser um pouco questionável, pois alguns são bem desastrados…rs

raça sphynx gato sem pêlos e carinhoso felino ideal

CUIDADOS E SAÚDE

Como não tem pelos que ajudam na absorção da oleosidade da pele o Sphynx precisa de um cuidado extra. São necessários mais banhos do que a grande maioria dos gatos, é difícil falar uma quantidade pois cada um deles pode ser diferente, mas alguns podem precisar de apenas 1 banho no mês, enquanto outros Sphynx  banhos semanais. Tudo isso claro, vai depender de cada gato.

Devido à falta de pelagem nos Sphynx, também é necessário um shampoos específicos. Alguns exemplares podem precisar de um shampoo para manter a oleosidade e outros para reduzir, o que torna necessária um acompanhamento veterinário especializado (dermatologista), que poderá orientar na frequência e produto adequados para o seu gato.

O Sphynx tem grande dificuldade de controlar a temperatura corporal, portanto, muito cuidado com Sol! Por não ter a proteção dos pelos, a pele do Sphynx pode queimar facilmente, então é necessário evitar uma exposição excessiva ao sol.

Mas não é só o sol que afeta a temperatura corporal de um Sphynx, durante o inverno deve-se ter muito cuidado com o frio também, mantendo seu Sphynx em locais internos e até usando roupas podem ajudar a controlar melhor a temperatura de seu gato.

Manter as unhas sempre aparadas também é importante, para que não se machuquem quando se coçam. Todos esse cuidados com um Sphynx parece muito, mas tirando os cuidados com a pele, o Sphynx tem excelente saúde e não da muito trabalho sem falar que não deixam bolas de pelos por aí.
raça sphynx gato sem pêlos e carinhoso felino ideal

CURIOSIDADES

Apesar do Sphynx não soltar pelos por toda a casa, ele não é totalmente desprovido de PELOS. Existe uma pelugem…uma fina camada de pequenos pelos, que dão um toque aveludado quando fazemos um carinho, parece uma camurça.

Outra curiosidade é sua TEMPERATURA. Os Sphynx tem uma temperatura normal de 39°, o que para nós humanos é bem quente e reconhecido como febre das fortes.

Por não ter PÊLOS, o Sphynx é muito procurado por pessoas com alergia à gatos. Porém, a questão alérgica não está associada à pelagem dos gatos, mas à um proteína presente na pele deles, o que não torna o Sphynx um gato hipoalergênico.

Outro cuidado muito importante é que a ALIMENTAÇÃO de um Sphynx deve ser rica em proteínas e calorias já que eles precisam de muita energia para controlar a temperatura.

No mais o Sphynx é um doce de gato, falam que é uma mistura de todos os animais legais pois é tão felino como qualquer gato, e tão leal quanto um cão!
raça sphynx gato sem pêlos e carinhoso felino ideal

Em breve falaremos de mais outras raças de gatos…mas se você ficou com dúvidas ou tem uma experiência que queira dividir conosco, comente aqui embaixo. Vamos conversar!

Clicker Club, criando laços e construindo relacionamento. 


Sobre a Clicker Club – Adestramento Positivo

Temos mais de 10 anos de experiência atuando exclusivamente no atendimento comportamental de cães e gatos. Nosso trabalho possui bases sólidas na ciência da análise comportamental e seus resultados, com foco na Metodologia do Adestramento Positivo. No método de Clicker Training, que consiste em direcionarmos o cão para os comportamentos desejados e o reforçarmos positivamente, conseguimos mostrar para o animal quais comportamentos são desejados e serão recompensados e quais comportamentos não nos interessam.

Victor Vieira
Victor Vieira
Comprometido em ser um profissional sempre atualizado, priorizo a busca por conhecimento. A metodologia do adestramento positivo trouxe para o meu trabalho as técnicas e conceitos mais eficazes na educação de animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Enviar via WhatsApp