De onde vieram os gatos?

Como educar seu pet da maneira ideal
9 de abril de 2019
Sphynx: Conheça mais sobre essa raça exótica!
16 de abril de 2019

De onde vieram os gatos?

De acordo com pesquisas genéticas o gato doméstico é descendente do Felis Silvestris Lybica, e sua domesticação pelos humanos provavelmente começou cerca de 6 a 8 mil anos atrás.

a origem do gato doméstico no mundo moderno

Nesse período os humanos iniciaram o cultivo de cereais e como sabemos bem…cereais atraem muitos roedores e outras pragas e como os felinos são verdadeiras “máquinas de caça perfeita” a presença de gatos de pequeno porte foi vista com bons olhos pelos homens da época. Já que eles auxiliavam com o controle das pragas.

Culto aos gatos

A importância dos gatos na sociedade cresceu tanto que chegou ao ponto de alguns povos os considerarem sagrados, como os egípcios, e se alguém fosse pego matando um gato…sofreria uma pena pesada…Até mesmo a morte!

gato era sagrado para os egípcios

Os gatos acabaram se espalhando pelo mundo após a invasão romana ao Egito, onde muitos gatos retornaram à Europa com as tropas e suas embarcações, e dessa forma se espalhou por toda região. Os gatos por muito tempo foram acolhidos pelos humanos não só por serem ótimos no controle de pragas, como vimos, mas também por sua beleza.

Mas durante a idade média alguns cultos considerados hereges utilizaram gatos em seus rituais e por conta disso a igreja dominante da época passou a considerá-los impuros, do demônio e esse tipo de pensamentos. Centenas de milhares de gatos foram perseguidos, capturados e mortos nesse período.

perseguição ao gato preto por superstição e crenças religiosas

Foi nesse mesmo período que surgiu a superstição de que passar por um gato preto daria azar. Mas os gatos que sobreviveram a esse período turbulento passaram a ser novamente aceitos próximos às pessoas e até mesmo dentro das casas.

Surgimento de Raças

Muitas raças foram surgindo com os cruzamentos planejados, e com o passar do tempo se tornaram um dos animais de estimação mais populares do mundo. Abaixo relacionamos algumas das características que surgiram desse cruzamento de raças diferentes:

• Pelos longos
• Pelos curtos
• Gatos sem pêlo
• Gatos grandes
• Gatos pequenos
• Diversas cores e padronagens dos pêlos

as diversas raças e cruzamentos de gatos domésticos

Pela sua facilidade de adaptação e beleza, os gatos domésticos encantam pessoas de toda parte do mundo, e hoje em dia é o animal de estimação mais popular de todo mundo. Em pequisa feita em 2014, os números mostraram que os gatos são maioria no mundo, apesar de alguns países e continentes apresentarem o cão como maioria, mas é questão de tempo até que os felinos superem os cães como animais de estimação das famílias, em todos os continentes.

as diversas raças e cruzamentos de gatos domésticos

Em breve traremos novas curiosidades sobre nossos amados gatos…

Queremos saber sua opinião. Vamos conversar? Comenta aqui em baixo e vamos nos conhecer melhor. Clicker club Criando laços e construindo relacionamentos.

Luciano Gasparro
Luciano Gasparro
Natural de SP, minha paixão por animais me levou a uma especialização em comportamento animal. Tenho orgulho em afirmar que fui um dos primeiros profissionais a trabalhar com adestramento positivo e a metodologia de clicker training na cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Enviar via WhatsApp