Seu gato pode ter sérios problemas nos rins…e você nem sabe!
4 de abril de 2019
Como educar seu pet da maneira ideal
9 de abril de 2019

O “gigante gentil”: Saiba mais sobre a raça Maine Coon

Considerados os maiores gatos domésticos do mundo…chamados por muitos de “Gato Gigante”. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse gigante gentil, os Maine Coon.

Uma amostra do tamanho que a raça Maine Coon pode chegar. Esquerda: Omar the Maine Coon (instagram.com/omar_mainecoon). Direita: Google

Uma amostra do tamanho que a raça Maine Coon pode chegar. Esquerda: Omar the Maine Coon (instagram.com/omar_mainecoon). Direita: Google

ORIGEM

Nativo da América do Norte, já eram encontrados desde a era colonial.

Existem muitas histórias sobre sua origem, mas uma das histórias diz que um certo Capitão da Marinha chamado COON, em 1700 teria trazido alguns gatos de pelo longo para a América. Possivelmente alguns desses gatos chegaram à terra firme e se estabeleceram nas fazendas dos primeiros colonos.

Com o rigor da vida nesse período e com a seleção natural, se desenvolveram gatos com as características do Maine Coon.

Mas independente dessas histórias serem verdadeiras ou não, o Maine Coon foi uma das primeiras raças a ser reconhecida como gato de estimação, no final do século XIX.

TAMANHO/PESO

No geral podem pesar de 4 a 10kg…Mas existem exemplares que passam dos 10kg. Podem medir mais de 1 metro de comprimento, do focinho até o fim da cauda.

É importante se preocupar com peso do maine, eles são gatos grandes e fofinhos, mas isso não pode ser confundido com gato gordo.

TEMPERAMENTO

Basicamente, é um gigante gentil. Super inteligente e em geral bastante dóceis e amigáveis, são gatos que amam sua família e demonstram esse afeto constantemente.

Bem sociáveis, podem se adaptar muito bem ao convívio com crianças, outros gatos e até mesmo cães. Adoram brincar e se adaptados desde filhotes, podem ser bons gatos para passear na rua com guia e peitoral, se bem habituados desde filhotes.

Se você sonha em passear com seu futuro maine a orientação é contratar um profissional para te ajudar nesse processo de habituar o gatinho.

O animal precisa ser bem preparado para esse tipo de atividade de maneira planejada e orientada, pois envolve várias questões, desde acostumar o animal ao equipamento e a limitação da guia à como acostuma-lo a barulhos externos e outros estímulos que possam estar presentes nos futuros passeios.

Esse processo precisa ser feito da maneira correta na primeira tentativa não ficando espaço para erros se não o animal pode sensibilizar (ficar com medo e passar a se esquivar ou até fugir quando percebe que irá usar o peitoral por exemplo).

PELAGEM

Exuberante, chama a atenção por ter pelos longos, porém, exigem menos trabalho do que aparenta: 1 ou 2 escovações por semana podem ser suficientes para manter a pelagem bonita e sem nós.

CORES

Os Maine Coon tem uma grande variedade de cores e combinações talvez os mais diversos.

Desde cores sólidas ate bi colores, parti-colors, torties e  muitas outras combinações e tons.

Algumas das varições de cores do Maine Coon, que podem chegar até 75 variações de cores.

Algumas das varições de cores do Maine Coon, que podem chegar até 75 variações de cores.

SAÚDE

Como toda raça o Maine Coon também tem certa predisposição para algumas doenças, como por exemplo:

• Displasia
• Cardiopatia
• Atrofia muscular espinhal

Para minimizar a possibilidade de seu maine apresentar algum desses problemas, além de adquirir seu exemplar de um criador sério e responsável, recomendamos oferecer uma vida repleta de atividades diárias que estimule tanto fisicamente quanto mentalmente o seu gato… Aliadas sempre à uma alimentação de qualidade, certamente evitará muitos problemas e trará a seu grandão uma ótima qualidade de vida.
Maine Coon e seu filhote

Em breve falaremos de mais outras raças de gatos…mas se você ficou com dúvidas ou tem uma experiência que queira dividir conosco, comente aqui embaixo. Vamos conversar!

Clicker Club, criando laços e construindo relacionamento. 


Sobre a Clicker Club – Adestramento Positivo

Temos mais de 10 anos de experiência atuando exclusivamente no atendimento comportamental de cães e gatos. Nosso trabalho possui bases sólidas na ciência da análise comportamental e seus resultados, com foco na Metodologia do Adestramento Positivo. No método de Clicker Training, que consiste em direcionarmos o cão para os comportamentos desejados e o reforçarmos positivamente, conseguimos mostrar para o animal quais comportamentos são desejados e serão recompensados e quais comportamentos não nos interessam.

Victor Vieira
Victor Vieira
Comprometido em ser um profissional sempre atualizado, priorizo a busca por conhecimento. A metodologia do adestramento positivo trouxe para o meu trabalho as técnicas e conceitos mais eficazes na educação de animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Enviar via WhatsApp