Existe uma idade ideal para treinar meu cão?
2 de abril de 2019
O “gigante gentil”: Saiba mais sobre a raça Maine Coon
7 de abril de 2019

Seu gato pode ter sérios problemas nos rins…e você nem sabe!

Você já se perguntou se o seu gato bebe a quantidade necessária de água por dia? Sabia que a maioria dos gatos desenvolvem problemas renais por não beberem quantidade ideal de água?

 

Infelizmente é verdade que muitos gatos sofrem com problemas nos rins, e para prevenir esses problemas, a resposta está no COMPORTAMENTO de seu felino.

porque gatos bebem água corrente e comportamento felino ideal
Pra gente entender os motivos de nosso gato preferir água corrente e beber menos água do que deveria, temos que voltar milhares de anos e pensar em seus ancestrais. Esses felinos, em seu habitat natural, através da (seleção) evolução natural, aprenderam que água parada PODERIA ser sinal de água contaminada. Dessa forma, instintivamente e após séculos de evolução, eles ainda EVITAM ingerir água desse tipo de fonte, e por esse motivo procuram fontes de água corrente para beber água. E nossos gatos domésticos herdaram essa característica de, instintivamente, preferir água corrente.

Outra característica relacionada é o fato do gato ser um animal carnívoro restrito, ou seja, naturalmente se alimentaria apenas de presas (insetos, pequenas aves e mamíferos), de onde retiram boa parte da água que precisam. Afinal, um roedor ou ave vai ter 80% de água em seu corpo, uma porcentagem que não é encontrada numa dieta de ração seca, que é a base alimentar da maior parte dos gatos domésticos.

Então se seu gato não se alimenta de presas naturais e tem apenas um potinho de água, ele tem grandes chances de ter complicações renais.

gatos preferem água corrente de fonte de água fresca e comportamento felino ideal

Mas como podemos convencer nosso gato a beber mais água em nossas casas?

Separamos algumas dicas de bem-estar que vão garantir uma vida mais saudável para nossos gatos:
Forneça fontes de água corrente para estimular seu gato a beber mais água.

Quem nunca viu um gato pulando na pia assim que alguém se aproxima dela, esperando pela oportunidade de beber uma água corrente fresquinha. Essa é uma alternativa ambiental que eles encontram para ter água fresca. Atualmente existem diversos modelos de fontes para gatos vendidos em petshop com essa finalidade. Lembrando que vale muito a pena ter MAIS DE 1 FONTE.

• Ofereça com frequência alimentos úmidos de boa qualidade para seu gato.

Existem muita opções nesse quesito desde os famosos sachês industriais (pouco recomendados) ou até uma complementação da alimentação com alimentação natural.

• Mantenha vários pontos de água limpa e fresca dispostos pelo ambiente

• Em dias quentes oferece água mais fria ou coloque algumas pedras de gelo nos potes/fontes de água.

gatos preferem água corrente de fonte de água fresca e comportamento felino ideal

Com essas medidas simples e práticas seu gato se manterá mais hidratado e com isso evitará problemas de saúde além de viver mais feliz!! Em breve traremos mais dicas sobre nossos amados felinos. Se você ainda ficou com dúvidas ou tem uma experiência que queira dividir conosco, comente aqui embaixo, vamos conversar!

 


Sobre a Clicker Club – Adestramento Positivo

Temos mais de 10 anos de experiência atuando exclusivamente no atendimento comportamental de cães e gatos. Nosso trabalho possui bases sólidas na ciência da análise comportamental e seus resultados, com foco na Metodologia do Adestramento Positivo. No método de Clicker Training, que consiste em direcionarmos o cão para os comportamentos desejados e o reforçarmos positivamente, conseguimos mostrar para o animal quais comportamentos são desejados e serão recompensados e quais comportamentos não nos interessam.

Luciano Gasparro
Luciano Gasparro
Natural de SP, minha paixão por animais me levou a uma especialização em comportamento animal. Tenho orgulho em afirmar que fui um dos primeiros profissionais a trabalhar com adestramento positivo e a metodologia de clicker training na cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Enviar via WhatsApp