A maneira ideal de alimentar seu cão! – Parte 2
21 de março de 2019
Existe uma idade ideal para treinar meu cão?
2 de abril de 2019

4 maneiras de evitar que seu gato seja um “fujão”

Se você já se perguntou “o que posso fazer para impedir meu gato de fugir de casa?” está no lugar certo, nesse artigo vamos te apresentar algumas soluções que vão acabar com esse problema de uma vez por todas.

Todo mundo que tem gatos sabe que, por mais tentador e culturalmente aceito que seja permitido que nossos gatos dêem umas voltas pelo bairro, isso NUNCA é uma boa ideia!

Infelizmente toda vez que um gato sai de casa para perambular pela vizinhança, ele está correndo diversos riscos, desde atropelamentos até brigas, crueldades de estranhos e exposição à brigas e doenças. Mas o que fazer para não ter gatos fujões e mantê-los satisfeitos dentro de sua casa?

 

Vamos começar com a prevenção e alguns mecanismos que podem ser usados.

muro antifuga para gatos e melhora no comportamento felino ideal

Já existe no mercado, mecanismos que impedem o gato de subir no muro, em muitos casos pode ser trabalhoso e difícil estruturar todo o ambiente para evitar fugas de gatinhos, até mesmo bem mais difícil do que os cuidados que se tem com um cão. Mas é uma medida prioritária, necessária e que fará toda a diferença entre manter a segurança do seu gato ou deixá-lo exposto a qualquer coisa que possa acontecer com ele.

Alguns recursos, como telas e estruturas, impedem o gato de passar por janelas ou atravessar muros, e separamos algumas imagens e mecanismos que podem solucionar o seu problema. Veja a seguir qual das ideias se adequá melhor a sua casa:

 

1 – Muro Anti-Fugas

muro antifuga para gatos e melhora no comportamento felino ideal

Esse mecanismo consiste em uma espécie de hélice que vai girar quando o gato apoiar a pata para subir no muro, a estrutura é instalada bem no alto do muro onde os gatos fazem o apoio evitando que tenham sucesso ao tentar passar para o outro lado. Infelizmente o produto não está disponível no Brasil, mas se você tem criatividade e um bom faz tudo, pode usar o mesmo princípio para criar uma alternativa. Veja abaixo algumas imagens de invenções que utilizam o mesmo conceito.

alternativa caseira ao muro antifuga para gatos e melhora no comportamento felino ideal

Nesse caso o gato não tem sucesso pelo formato cilíndrico e o metal não dará a sustentação necessária para as garras fixarem.

alternativa caseira ao muro antifuga para gatos e melhora no comportamento felino ideal

Nesse outro caso é apenas um tubo de pvc que irá girar da mesma maneira que a estrutura de hélices acima.

 

2 – Telas de Segurança

telas de segurança para gatos, como evitar fuga e melhora no comportamento felino ideal

Se você tem um quintal muito grande talvez a tela não seja o melhor dos recursos mas para a maiorias dos lares principalmente aqui na capital paulistana onde atendemos a maior parte de nossos clientes e alunos ela será a melhor das opções para tornar o ambiente seguro.

Alguns cuidados são necessários para a utilização de telas de nylon.

Elas não são a prova de cortes e gatos arranham as coisas né verdade. Vamos falar mais aqui em baixo sobre como deixar o ambiente interessante e satisfazer essas necessidades o que é o primeiro passo para evitar que seu gato rasguem seus móveis ou a tela que deveria lhe impedir ele de sair, mas alguns produtos afastadores podem ser usados para manter seu bichano com as unhas longe da rede de proteção. Você pode procurar na internet por repelentes para felinos.

 

3 – Grade nos Muros

grades de segurança nos muros para gatos, como evitar fuga e melhora no comportamento felino idea

Outro tipo de estrutura que pode ser usado é essa espécie de extensão que impede o gato de conseguir passar para o outro lado. Ao instalar esse tipo de estrutura, tenha muita atenção no comprimento e altura necessários, para que seja adequada ao tamanho do seu gato. Caso a estrutura não tenha o tamanho adequado, gatos grandes podem conseguir passar sem muita dificuldade.

 

4 – A solução definitiva!

enriquecimento ambiental para gatos, como evitar fuga e melhora no comportamento felino idea

Agora que falamos como impedir que seu gato saia de casa vamos falar um pouco de como fazer para que seu gato queira FICAR em casa. Assim,  junto com uma das ideias acima contra fuga as chances de fuga viram nulas e de uma vez por todas, seu bichano irá aproveitar toda suas habilidades de felino e ser muito feliz no conforto e segurança de sua casa.

O ideal é oferecer ao gato todos os recursos necessários para que ele possa expressar seus comportamentos naturais dentro de casa, de forma controlada e segura. Para isso usamos a gatificação, que nada mais é que o enriquecimento ambiental, pensado para os felinos.

 

Como implementar a gatificação em minha casa?

Separamos alguns exemplos de como trazer recursos que enriqueçam o ambiente de sua casa, e torne a experiência de seu gato mais próxima de seu comportamento natural, eliminando a necessidade de fuga e ainda evitando comportamentos indesejados relacionados a falta de atividades adequadas. Confira:

• Instalar algumas prateleiras ou nichos em sua casa estimulando seu gato a escalar e proporcionando locais altos para ele ficar. Isso é uma das coisas que os gatos buscam e que muitas vezes os fazem passar por sufocos presos em locais que não conseguem descer;

• Distribuir arranhadores de vários tipos: Horizontais e verticais, com diversas texturas (corda, papelão e tem alguns de palha também);

• Tocas e túneis também podem ser utilizados;

• Enriquecimento ambiental alimentar usando brinquedos interativos para suprir a necessidade de caça;

• Dedicar um tempo para atividades e brincadeiras mais enérgicas usando brinquedos de pena, bolinhas que pulam e muitos outros brinquedos disponíveis para gatos no mercado.

Lembrando que essas são algumas das orientações básicas para suprir as necessidades de nossos felinos. Em muitos casos que atendemos, a simples implementação de atividades e um ambiente que satisfaça o gato nas suas necessidades básicas, acabam por resolver rapidamente problemas como o da fuga entre outras questões que possam estar relacionadas a essa falta de um ambiente adequado para o felino.

 

Fique de olho, em breve falaremos mais sobre como deixar sua casa super legal para seu gato. Se você ainda ficou com dúvidas ou tem uma experiência que queira dividir conosco, comente aqui embaixo, vamos conversar!


Sobre a Clicker Club – Adestramento Positivo

Temos mais de 10 anos de experiência atuando exclusivamente no atendimento comportamental de cães e gatos. Nosso trabalho possui bases sólidas na ciência da análise comportamental e seus resultados, com foco na Metodologia do Adestramento Positivo. No método de Clicker Training, que consiste em direcionarmos o cão para os comportamentos desejados e o reforçarmos positivamente, conseguimos mostrar para o animal quais comportamentos são desejados e serão recompensados e quais comportamentos não nos interessam.

Luciano Gasparro
Luciano Gasparro
Natural de SP, minha paixão por animais me levou a uma especialização em comportamento animal. Tenho orgulho em afirmar que fui um dos primeiros profissionais a trabalhar com adestramento positivo e a metodologia de clicker training na cidade de São Paulo.

3 Comentários

  1. Renata disse:

    Na minha casa recorri ao uso de redes de proteção nas janelas e sacada, além de gatificar todo o ambiente com arranhadores, brinquedos e prateleiras para ele escalar e funcionou bastante. Também castrei meu gato quando ele tinha 4 meses, isso o deixou bem mais calmo e caseiro.

  2. Sandra disse:

    Gostei !! Muito esclarecedor , não sabia oque fazer com a nossa gatinha fujona ,tem espaço mas mesmo assim quer sair pra rua ,perigo!!

  3. Vanessa disse:

    Olá,
    Estou com um problemão entre dois gatos, os dois já convivem juntos ha mais de 3 anos, haviam algumas briguinhas mas nada sério, agora mudei de apartamento e a gata começou a encarar o outro gato que era o dominante e agressor. Vivem se pegando, não podem cruzar no corredor que a briga ta armada, ela sempre foge e se esconde e ele chegou a me morder quando tentei apartar a briga. Gostaria de saber se o motivo das brigas pode ser a seguinte questão. No apto anterior tinha instalado as prateleiras na sala e tinha um guarda roupa que a gata sempre subia e ficava por la. Agora nesse novo meu armário é embutido e não coloquei as prateleiras na parede. Será que pode ser por ela não ter pra onde se esconder no alto que isso esteja acontecendo? Outro fato é que ela não suporta a presença de outros gatos, e meu vizinho tem um pequeno que isolamos a sacada para não haver o contato, porém pode sentir o cheiro e a presença de outro felino e por isso está revidando o gato que ja mora em casa. Pode me ajudar a tentar resolver esse problema, pois não durmo a mais de 10 dias. eu agradeço muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Enviar via WhatsApp